Mensagens ativas pelo WhatsApp Business API: marcas e clientes cada vez mais próximos.

Mensagens ativas pelo WhatsApp Business API:
marcas e clientes cada vez mais próximos.

É possível enviar, pelo WhatsApp, mensagens ativas para os clientes e de acordo com a LGPD.


Recentemente o WhatsApp Inc, anunciou uma novidade muito importante para o Business API: é possível enviar para os clientes mensagens ativas em conformidade com a LGPD.

A atualização visa aumentar o poder de conexão, aprimorar a qualidade da interação entre marcas e clientes, e tornar a experiência dos usuários cada vez melhor, por isso, antes de disparar um conteúdo é preciso da aprovação do WhatsApp, e os templates de mensagens serão avaliados de acordo com suas regras.

Funciona assim:

A empresa só pode entrar em contato através de uma notificação ativa, caso o cliente adicione o número espontaneamente em seu WhatsApp e aceite receber mensagens da marca por este canal, ou seja, é preciso ter o opt-in para realizar o contato.

Autorização

A experiência do cliente vem sempre em primeiro lugar, mais um motivo para evitar de toda forma ser invasivo. No caso das mensagens ativas é preciso estar seguro de que o cliente autorizou aquele contato.

Todos fogem de SPAM, SMS e outros tipos de notificações desnecessárias e não autorizadas que poluem suas caixas de e-mail e celulares. Aí entra o opt-in, uma forma do usuário manifestar que concorda com o recebimento das mensagens, através de uma verificação (ex: sim ou não) e assim indica à base de dados da empresa que gostaria de receber informações por ela enviadas.

Para obter o opt-in é só pedir ao cliente que autorize receber mensagens. Aqueles que tiverem interesse em ter informações vindas da empresa irão aceitar, e aí um contato direto (e estreito) será estabelecido.

Através desta autorização, serão contempladas as regras da LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, em vigência desde 2020.

TEMPLATES

Como já dissemos, os templates devem ser aprovados pelo Facebook (Meta), dono do WhatsApp, antes de serem disparados. Todos os templates devem seguir os Termos e Políticas do WhatsApp, que avalia, autoriza ou recusa a mensagem. O WhatsApp tem até 24 horas para avaliar e aprovar, no entanto, a resposta pode ser rápida, até mesmo em poucos minutos.

A confecção do template deve levar em consideração a estratégia, tom de voz da marca e sempre privilegiar a melhor experiência do usuário com informação assertiva e relevante.

E mesmo necessitando dessa avaliação, os templates trazem diversas possibilidades de personalização da mensagem.

Imagem, vídeo, PDFs e botões

Cada template pode conter imagens, vídeos e documentos em PDF com os conteúdos da marca tornando a mensagem mais atrativa, rica e detalhada. Além disso é possível inserir até 3 botões com limite de 20 caracteres que também irão ajudar na experiência.

Variáveis {{ }}

Com as variáveis é possível tornar a comunicação ainda mais personalizada inserindo, por exemplo, nome, localização e outras informações. As variáveis podem ser relacionadas a dados demográficos, de contato, de perfil do cliente, mas também dados situacionais que podem ser atualizados em tempo real. Exemplo: o status de um voo, ou de uma compra.

Na Guide121, as marcas podem utilizar qualquer TAG atribuída a um contato como variável e essa possibilidade eleva o nível de personalização, aumenta a agilidade e contribui para a presença da marca durante toda a jornada.

TAGS 🏷

O grande objetivo de toda equipe de vendas, marketing, também de quem trabalha com a experiência do usuário, é segmentar a comunicação a ponto do cliente se sentir único. Através das Tags é possível personalizar a experiência em um nível individual.

As TAGS registram e organizam informações relevantes do cliente, sobre suas preferências e necessidades, além de informações relevantes sobre a experiência de compra (atualizações sobre a reserva, produto, serviço, etc.).

É possível inserir uma Tag ou mais Tags ao contato como, por exemplo, o aeroporto e através da condição (Igual ou maior que, por exemplo) filtrar datas e horários. Assim, como na imagem abaixo, é possível avisar clientes que o voo irá atrasar e indicar um novo horário.

Nós utilizamos TAGS em 3 pilares importantes:

1 - Para personalizar a experiência tanto no fluxo conversacional quanto nas mensagens ativas;

2 - Para segmentar o envio de mensagens ativas;

3 - Para analisar dados e segmentar métricas de acordo com dados específicos dos clientes.

Comunique-se diretamente com o cliente

Com as mensagens ativas é possível gerar um canal direto de comunicação com o cliente de forma simples e altamente personalizada. Os clientes da Guide121 têm acesso a essa super funcionalidade que aproxima ainda mais marcas e usuários. Se ainda não é cliente, entre em contato com a nossa equipe e conheça essas e outras formas de oferecer as melhores experiências.