Rio Quente Resorts ao tempero de Cora Coralina

12

JANEIRO, 2019

Os gostos e histórias do restaurante mais antigo do complexo

Em meio à natureza e as paisagens do cerrado brasileiro, o Rio Quente Resorts possui um complexo de hospedagem com sete restaurantes que privilegiam o melhor da gastronomia. Um dos destaques é o Restaurante Casa de Cora, o primeiro do complexo, repaginado em março de 2010 para homenagear a poetisa goiana Cora Coralina. A tematização com objetos típicos da Cidade de Goiás, cidade natal da escritora, combina a história goiana com poemas espalhados pelas paredes, mesas e recepção do lugar.

Durante o dia são servidos mais de 120 pratos. E caso o visitante queira uma opção diferenciada, o cardápio oferece omeletes e tapiocas no café da manhã, estação de grelhados no almoço e churrasco no jantar, todos feitos na hora. Sem contar no arsenal de pratos típicos da região disponíveis todos os dias: pamonha, risoto do cerrado, peixes regionais, empadão goiano, canjica com costelinha e muitas outras opções.

A inspiração não poderia ter vindo de uma musa melhor. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, Cora Coralina como era conhecida Ana Lins dos Guimarães Peixoto, teve uma trajetória notável. Em 1907, fundou o jornal A Rosa, dirigido só por mulheres. Publicou contos e crônicas em diversos jornais sob o pseudônimo de Cora Coralina, que ela definia como “coração vermelho”. Passou por São Paulo, Penápolis e Andradina onde, após a morte do marido, foi comerciante de tecidos, doceira, cozinheira e vendedora de livros e rosas, e também candidatou-se à vereadora.  

Ela recebeu diversos prêmios e homenagens. Tomou posse na Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, em 1970, e em 1984 na Academia Goiana de Letras;

Criou o dia do vizinho na cidade de Goiás, em 20 de outubro de 1980 e, quatro anos depois,  o dia do cozinheiro. O que explica sua importância para a culinária.

Ícaro Souza

inteligência em viagens Guide 121.

Nos últimos anos de sua vida, Cora Coralina foi agraciada com o título de Dr. Honoris Causa da UFG. Recebeu o “Prêmio Juca Pato” da União Brasileira dos Escritores, como intelectual do ano de 1983 e em 1984 foi nomeada para a Academia Goiana de Letras, ocupando a cadeira nº. 38.

Muita história e sabor envolvidos. Não é atoa que os dotes culinários da poetisa se destacavam na época e são reproduzidos pelos cozinheiros do restaurante de mesmo nome. O Casa de Cora hoje conta com 63 associados colaborando para atender aproximadamente 1000 pessoas por dia.

Esse é um dos sete restaurantes do complexo de águas termais. Quer conhecer mais? Conte com a gente através da plataforma Guide121 ou deixe seu contato para ficar por dentro de todas as novidades.

Você também pode gostar:

Guide 121 na Gramado Summit 2018

Considerado o maior evento de startup do Brasil, a Gramado Summit chega em 2018 com um super evento e com a grande participação da Guide 121 como startup e, a co-founder Clarissa Santiago como uma das painelistas confirmadas.

Curando o stress em Gramado

O stress está presente em nossas vidas de várias formas, não é mesmo? Mas podemos nos livrar dele VIAJANDO = ), e melhor ainda sem gastar quase nada! A Serra Gaúcha é um lugar diferenciado no quesito beleza…

Atrações Diferentes e Muito Interessantes

Gramado é a Cidade Luz no fim do ano e uma gostosa cidade para aproveitar o inverno gelado do Sul do Brasil, mas o que pouca gente sabe, é que por lá também encontramos algumas atrações diferentes das comuns e muito interessantes para tornar a visita ainda mais cultural e divertida.

Compartilhe nas redes sociais: